Com a criação da Comarca de Rondonópolis, foi instalado o Cartório do 1º Ofício (assim denominado naquela ocasião) em 13 de junho de 1959.
Esta Serventia acumulou as funções de Registro de Imóveis, Tabelionato, Protesto de Títulos, Registros de Títulos e Documentos e as Escrivanias da Comarca, facilitando para a população de Rondonópolis que tinha que se deslocar para a Comarca de Cuiabá.
O Cartório do 1º Ofício acompanhando o desenvolvimento da região foi desmembrado em 1968, criando-se o Cartório de Títulos e Documentos e Protesto de Títulos. Com a instalação do Fórum, foram transferidas também as escrivanias.
Em 1991 com a criação da Comarca de Pedra Preta, houve outro desmembramento do registro de Imóveis, que deu a atual denominação ao Cartório do 1º Ofício de 1º Tabelionato e Registro de Imóveis de Rondonópolis.
Sendo uma serventia com as atribuições de Tabelionato de Notas e Registro de Imóveis e na condição de interino buscamos alocar os recursos disponíveis (capital humano, técnico e tecnológico) da melhor forma possível, buscando maximizar o atendimento, a eficiência e confiança dos atos praticados para aqueles fazem parte e daqueles que buscam e necessitam de nossos serviços.
Ser uma serventia extrajudicial referência no estado do Mato Grosso com foco nas nossas atividades atribuídas. Referência no atendimento físico e digital da sociedade, quanto a forma, execução e agilidade dos serviços prestados, na absorção dos choques tecnológicos benéficos a atividade e do exercício da fé pública. Ser referência de uma serventia que possui um ambiente que proporcione bem-estar e satisfação para os colegas de trabalho e para os clientes.
Ética, transparência, imparcialidade, comprometimento, determinação, eficiência, agilidade, responsabilidade. Com ênfase no bem-estar e satisfação na relação com os nossos clientes e colegas de trabalho.